🏫 Escolas.info

Informações sobre todas as escolas públicas e particulares do Brasil. Telefone, endereço, estrutura e etc.

Você está aqui:

Saiba tudo e tire suas dúvidas sobre as olimpíadas de matemática (OBMEP)

Aprenda a se preparar para as provas das olimpíadas de matemática na sua escola. Possuímos diversos simulados para você se preparar!

Você lerá este artigo no máximo em 3 minutos

Imagem destaque da matéria - Saiba tudo e tire suas dúvidas sobre as olimpíadas de matemática (OBMEP)

A OBMEP ou mais conhecida como Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas publicas, mas o que é a Olimpíada de matemática, para que serve? Quem pode fazer? O que estudar? Tudo o que você precisa saber para ficar por dentro do assunto;

O que é a OBMEP?

A olimpíada de matemática tem como objetivo estimular o estudo da matemática com resolução de problemas específicos por estudantes e professores, saindo da forma habitual de estudar matemática dentro da sala de aula.

Quem pode participar da OBMEP?

Os alunos devem se inscrever para participar da olimpíada, pode ser alunos de escolas publicas municipais, estaduais, federais ou em escolas privadas brasileiras. Os alunos devem estar cursando do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Como me inscrevo?

As inscrições podem ser realizadas apenas pelas escolas, que deverá indicar quantos alunos irão participar. As escolas particulares somente estarão aptas para participar da OBMEP após a compensação bancária do pagamento da inscrição, conforme regulamento da OBMEP.

Como funciona a divisão dos níveis da prova das olimpíadas de matemática?

Os alunos do nível 1 são estudantes do 6º ou 7º anos do Ensino Fundamental.

Nível 2- São estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Nível 3 – São estudantes do Ensino Médio.

Como funciona as fases e quais são elas

A primeira fase constitui em aplicação de prova objetiva, com 20 questões, sendo proporcionais a cada nível de estudantes.

A correção das provas é realizada por professores das escolas a partir de instruções e gabaritos conforme regulamento da OBMEP.

A segunda fase é constituída por 6 questões também proporcionais a cada nível dos estudantes. Apenas participam dessa fase os alunos classificados, segundo os critérios descritos no regulamento.

Locais das provas

A primeira fase da prova é aplicada em todas as escolas inscritas, sendo realizada por todos os alunos inscritos e essas provas serão corrigidas pelos professores das próprias escolas.

A segunda fase da prova é realizada em centros de aplicação de provas a ser divulgado pela OBMEP, sendo realizada apenas por alunos classificados, cerca de 5% dos alunos que realizaram a prova da primeira fase, a correção será realizada em duas etapas: a correção regional: equipe de professoras designada pela OBMEP, Correção Nacional: recorreção de provas de provas visando a premiação.

Agora... A pergunta mais importante, como podemos estudar para a OBMEP?

Há diversas formas de estudar para a OBMEP, dentre elas o aluno poderá consultar a seção de provas e seleções, onde a OBMEP disponibiliza as provas e as resoluções de questões das provas anteriores.

O banco de questões da OBMEP também é uma boa forma de estudar, trata-se de um banco de questões que a equipe da Olimpíada elaborou para ajudar os alunos estudarem.

Ademais, na seção Matemática mundo afora no site da OBMEP é possível encontrar diversas páginas com problemas de olimpíada de matemática que também podem ajudar a estudar.

O que preciso estudar para a Olimpíada de matemática?

O conteúdo programático é baseado nos conteúdos previstos dos parâmetros curriculares nacionais.

Dica 1- Crie uma rotina de estudos: Não adianta estudar apenas próximo do dia da prova 24 horas por dia, crie um hábito de estudo para alcançar a nota que deseja, a dia é: estude um pouco por dia... todos os dias.

Dica 2 – Conforme o item anterior, utilize materiais diversificados para estudar para a olimpíada, leia textos, consultes sites na internet para o estudo de matemática, participe de grupos de estudos na escola, a OBMEP tem canais com vídeos aulas.

Dica 3 – Estude e resolva provas dos anos anteriores, nada melhor do que treinar para saber como identificar os assuntos que serão cobrados na prova. Além do mais, estudar as provas anteriores, é possível calcular quais os valores gastos para resolver cada questão da prova.

Dica 4 – NÃO DECORE FÓRMULAS! É isso mesmo, não decore formulas, a prova é elaborada para ser resolvida usando a lógica, raciocínio e criatividade, decorar formulas não ira te ajudar a resolver essas questões.

Dica 5 – Preste atenção no enunciado de cada questão, o segredo de resolver cada questão esta nela mesma, é necessário entender muito bem o enunciado para conseguir resolver a questão com clareza.

Dica 6 – Acredite em sua capacidade, acredite que você pode dar o melhor de si.

Dica 7 – Disponibilizamos diversos simulados das provas para você se preparar de forma mais "digital". Assim, você poderá treinar e testar seus conhecimentos em qualquer lugar que estiver. Acesse o link a seguir: Simulados de Matemática.

Escrito por Luiz Antonio Jr

Escolas.info - Todos os direitos reservados 2024